quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Kaunas



Quando chegámos a Kaunas esperámos um bocadito pelo Couto, ele apareceu, demos os abraços da praxe e fomos até sua casa. O Couto vive na Lituânia com a sua namorada do mesmo país há sete meses, trabalhando para uma empresa americana, e vive numa casa em Kaunas muito porreira. É sempre fixe encontrar-se em viagem com pessoal que conhecemos da nossa terra.

O plano nessa noite era irmos a um aniversário de uma amiga da Vilja, a namorada do Couto. Foi uma noite muito porreira, sendo que curto sempre estar inserido num grupo local, para ver como fazem as cenas. Bem, e uma cena que ali foi bem feita, foi o incessante brinde. “Quem enche o seu próprio copo é alcoólico”, explicava-me o Couto, falando acerca de uma tradição lituana. Então que fazem? Alguém tem um shot de brandy na mão, chama o nome da outra pessoa, trocam um olhar, e o gajo bebe. Depois enche o copo e dá para a outra pessoa beber. E assim sucessivamente, sempre a rodar mais ou menos aleatoriamente, e sempre com o mesmo copo. Quem enche o primeiro copo, isso não sei – talvez um alcoólico. Era pessoal porreiro, que falava ingês razoavelmente bem, e ficámos lá até lá p’rás duas ou por aí.

No dia seguinte andámos por Kaunas, ver as vistas. Almoçámos os quatro numa pizzaria bacana com descontos de cinquenta por cento depois das três da tarde, e depois eu e a Graciete fomos ver o que Kaunas tinha para nos mostrar. É uma cidade simpática. Não me fascinou, mas é porreirinha. P’ró jantar mandámos vir mais pizzas e passámos o serão a ver uns episódios de friends na descontra.
E no dia seguinte, o meu amor partiu. Foi um “até já”, sendo que pouco faltava para eu chegar a Portugal. Bem, isto comparando com os oito meses que já tinham passado. A Graciete foi-se em embora e eu passei todo o dia em casa, num daqueles dias de “férias de férias” de que se precisa quando se faz uma viagem longa. Internet, filmes e séries, nada mais.

E eis que chegou o dia onze de Outubro, e bazei em direcção à Polónia.

onze e quarenta e nove, dia vinte e sete de novembro de dois mil e onze
algures entre Génova, Itália e Antibes, França





Sem comentários:

Enviar um comentário