terça-feira, 8 de maio de 2012

Até à Crimeia


Chegámos de manhã cedo a Simferopol, a capital da Crimeia. A Crimeia é uma república, com o seu parlamento, hino e essas cenas todas que define uma república. Mas pertence à Ucrânia sem problemas ou atritos e tanto quanto eu sei não há movimentos separatistas.

Já que estava em Simferopol, pensei que podia dar uma volta por lá. Mas estava um bocado partido, e se perdesse o próximo comboio tinha de esperar p’rai cinco horas. Uma porção do grupo com quem tinha viajado ia também para Sevastopol. Mas não o Sergey e a Lena, os meus anfitriões de Odessa, pelo que nos despedimos aí.

Esse pessoal ficou um bocado admirado pelo meu mínimo interesse em dar umas voltas por Simferopol e recomendaram-me passar em vez disso por Backsisharay. ‘Tá-se bem, siga. Entrei no comboio com eles, mas eles seguiram para Sevastopol, e eu fiquei nesta vila. No comboio, as carruagens estavam carregadas de outros alpinistas e havia sempre alguém a vender alguma coisa. Fossem broches artesanais, mapas ou simplesmente pessoal a tocar guitarra e acordeão com um amplificador e muita esperança.

Saí em Backsisharay e andei meio perdido um bocado. Perguntei pelo centro e uns gajos mandaram-me “p’ráli” mas eu senti que estava no caminho errado, pelo que voltei para trás. Voltei a perguntar e mandaram-me no sentido oposto. Voltei a perguntar e uma cota caminhou comigo até à estação de autocarros, esperou comigo e depois foi à sua VIDA. Pensei que também fosse para lá e que me tivesse levado consigo até à estação, o que já era simpático, mas não, a cota tinha lá ido só para me levar e tinha falado com o condutor para me avisar quando chegasse ao destino.

Saí mesmo à frente do palácio do Khan, um palácio de estilo marcadamente muçulmano. Mas tinha ambas as minhas mochilas não me apetecia andar p’ra trás e p’rá frente com aquele peso todo. Encontrei um restaurante mesmo em frente e pedi à cota para lá deixar a mochila. Tentei ser o mais claro possível a explicar que não ia pagar por aquilo, mas mais tarde a mulher queria-se afinfar. Paciência.

A vila é porreira. É mesmo uma vila. Fui primeiro ao palácio. O parque cá fora é de livre acesso, mas depois para se entrar no palácio o bilhete eram cinco euros. Sorte a minha que não estava ninguém à entrada. Como havia lá um grupo numa excursão, ia andando com eles e ninguém percebeu que eu não pertencia ali. Isto até eu me fartar de estar a ouvir uma mulher falar em russo ou ucraniano e seguir sozinho. Uma cota perguntou-me “não sei quê, não sei quê excursão”. Eu respondi que sim e segui. Depois passei pela galeria de arte, pobrezinha. As restantes horas passei a passear pela vila de estradas rudimentares e casas antigas. É uma vila simpática e pelos vistos tinha outras cenas interessantes para ver mas eu não sabia muito bem como lá chegar, e quando encontrei um sítio com internet que me permitisse investigar, já estava perto da hora do meu comboio para Sevastopol.

Na estação de comboio tive o desprazer de ver os bêbedos locais. Não é como na Mongólia, o país onde vi mais bêbedos, mas também há muito burraxola aqui. Um deles, p’rai de cinquenta anos, estava a vomitar, limpou os beiços na manga da camisola e continuou a beber a sua cerveja. Outro deles veio pedir-me dinheiro e perguntou se eu era muçulmano.

Entrei no comboio e fui para Sevastopol.

treze e vinte e três, segunda, doze de Março de dois mil e doze
Kiev, Ucrânia

Sem comentários:

Enviar um comentário